História da Bitcoin: O passado que os investidores devem conhecer

Se a virmos de muito longe, a história da Bitcoin parece uma sucessão de inúmeras vitórias.

Photo by Andre Francois on Unsplash

Ainda que elas tenham sido muitas, o crescimento e a adopção desta moeda também foram construídos em cima de alguns contratempos.

Na minha opinião pessoal, e apesar da categoria em que este artigo está inserido, as criptomoedas são muito mais do que uma oportunidade de investir e ganhar dinheiro, pois têm o potencial de mudar a indústria da banca, as finanças pessoais e a economia global para sempre.

Seja qual qual for a natureza do teu interesse nas criptomoedas, conhecer a história da Bitcoin pode contribuir para o teu sucesso.

Por esse motivo, criei este artigo para listar os eventos mais significativos de cada ano de vida desta moeda digital.

A história da Bitcoin até aos dias de hoje
A cotação da Bitcoin de 2010 a 2018. Fonte: Coindesk.com

A história da Bitcoin: 2008

18 de Agosto – O domínio bitcoin.org é registado.

31 de Outubro – Um documento, da autoria de Satoshi Nakamoto, com o título “Bitcoin: Um Sistema de Moeda Eletrónica Peer-to-Peer” é enviado para uma mailing list de criptografia.

O documento original pode ser consultado aqui.

A história da Bitcoin: 2009

3 de Janeiro – A rede de Bitcoin é estabelecida quando Satoshi Nakamoto mina o primeiro bloco da criptomoeda, colocando 50 bitcoins em circulação.

9 de Janeiro – O primeiro software de interface com a rede de Bitcoin, utilizado para minerar e transacionar a criptomoeda, é distribuído por Satoshi Nakamoto.

A cópia do email pode ser consultada aqui.

12 de Janeiro – É registada a primeira transação de Bitcoin. Depois de descarregar o software, o programador Hal Finney recebe 10 Bitcoins enviadas por Satoshi Nakamoto.

5 de Outubro – O utilizador NewLibertyStandard publica a primeira taxa de câmbio para compra e venda de Bitcoin.

O site, tal como foi publicado na altura, pode ser consultado aqui.

12 de Outubro – Pela primeira vez, tanto quanto é do conhecimento público, a Bitcoin é trocada por outra moeda, quando o utilizador NewLibertyStandard compra 5,050 Bitcoins ao utilizador Sirius por 5.02 dólares via Paypal.

A história da Bitcoin: 2010

A história da Bitcoin no ano de 2010
A cotação da Bitcoin no ano de 2010. Fonte: Coindesk.com

22 de Maio – A moeda virtual é utilizada como meio de pagamento pela primeira vez, quando o programador Laszlo Hanyecz troca 10,000 Bitcoins por duas pizzas.

No momento em que acabei de escrever esta frase, 10,000 Bitcoins valiam cerca de 81 milhões de euros.

18 de Julho – O site de trading MtGox.com é colocado online, e pela primeira vez o preço da Bitcoin é indexado e disponibilizado para consulta pública com grande visibilidade.

22 de Julho – A Bitcoin regista o valor mais baixo do ano: $0.05

6 de Agosto – É detetada uma vulnerabilidade no protocolo Bitcoin, depois de observado que as transações não eram propriamente verificadas antes de serem registadas no blockchain.

15 de Agosto – A vulnerabilidade é explorada, quando mais de 184 milhões de Bitcoins são geradas numa transação e enviadas para 2 endereços diferentes. No espaço de apenas algumas horas, a transação foi detetada e apagada do blockchain.

6 de Novembro – A Bitcoin regista o valor mais alto do ano: $0.39

A história da Bitcoin: 2011

A história da Bitcoin no ano de 2011
A cotação da Bitcoin no ano de 2011. Fonte: Coindesk.com

1 de Janeiro – A Bitcoin regista o valor mais baixo do ano: $0.29

27 de Março – A corretora Britcoin começa a operar no Reino Unido, e pela primeira vez a Bitcoin é transacionada em Libras.

31 de Março – A corretora Bitcoin Brazil começa a operar no Brasil, e pela primeira vez a Bitcoin é transacionada em Reais.

5 de Abril – A corretora BitMarket.eu começa a operar na Europa, e pela primeira vez a Bitcoin é transacionada em Euros.

18 de Abril – Uma segunda criptomoeda, Namecoin, começa a ser distribuída automaticamente como bónus por minar Bitcoin.

8 de Junho – A Bitcoin regista o valor mais alto do ano: $29.60

7 de Outubro – A terceira criptomoeda da história, Litecoin, é colocada em circulação. Esta, sem qualquer relação com Bitcoin.

A história da Bitcoin: 2012

A história da Bitcoin no ano de 2012
A cotação da Bitcoin no ano de 2012. Fonte: Coindesk.com

18 de Fevereiro – A Bitcoin regista o valor mais baixo do ano: $4.22

15 de Novembro – O WordPress passa a aceitar Bitcoin como meio de pagamento.

28 de Novembro – Pela primeira vez na história da Bitcoin, e pela natureza do código utilizado para a criar, a recompensa por minar diminui para metade, passando cada bloco a libertar 25 moedas.

12 de Dezembro – A Bitcoin regista o valor mais alto do ano: $13.70

A história da Bitcoin: 2013

A história da Bitcoin no ano de 2013
A cotação da Bitcoin no ano de 2013. Fonte: Coindesk.com

2 de Janeiro – A Bitcoin regista o valor mais baixo do ano: $13.28

11 de Março – O registo de transações, ou blockchain, regista uma anomalia quando se divide em dois durante algumas horas.

11 de Março – Por esta altura existem 10 criptomoedas diferentes.

30 de Novembro – A Bitcoin regista o valor mais alto do ano. $1,156.06

5 de Dezembro – O governo Chinês proíbe todas as instituições financeiras de transacionar, oferecer seguros ou qualquer outro tipo de serviços associados a Bitcoin.

A história da Bitcoin: 2014

A história da Bitcoin no ano de 2014
A cotação da Bitcoin no ano de 2014. Fonte: Coindesk.com

6 de Janeiro – A Bitcoin regista o valor mais alto do ano: $951.39

28 de Fevereiro – O site de trading MtGox.com declara falência, depois de reter os fundos dos seus clientes durante meses, admitindo ter perdido cerca de 750,000 Bitcoins de terceiros e 100,000 do próprio site, cerca de 7% de todas as Bitcoins que existiam na altura, avaliadas nessa data em cerca de 473 milhões de dólares.

O site ainda está online, apenas com informação legal relacionada com a falência, e pode ser consultado aqui.

26 de Março – O governo dos Estados Unidos declara que as criptomoedas são bens e, portanto, as mais valias criadas em transações estão sujeitas a IRS.

10 de Abril – O governo Chinês encerra as contas bancárias de várias corretoras de Bitcoin do país.

18 de Julho – A Dell torna-se a maior empresa a aceitar Bitcoin como meio de pagamento, ao anunciar que todos os residentes nos Estados Unidos passam a poder utilizar a criptomoeda para fazer compras na sua loja online.

8 de Setembro – Braintree, uma subsidiária do Paypal, passa a aceitar Bitcoin como meio de pagamento.

11 de Dezembro – A Microsoft passa a aceitar Bitcoin como meio de pagamento em jogos, apps e outro tipo de conteúdo digital.

18 de Dezembro – A Bitcoin regista o valor mais baixo do ano: $304.46

19 de Dezembro – Charlie Shrem, o CEO da corretora BitInstant, é condenado a 2 anos de prisão por alegado envolvimento em lavagem de dinheiro com origem em negócios ilegais de utilizadores do site Silk Road.

A história da Bitcoin: 2015

A história da Bitcoin no ano de 2015
A cotação da Bitcoin no ano de 2015. Fonte: Coindesk.com

4 de Janeiro – A corretora Bitstamp vê 18,866 Bitcoins serem roubadas num ataque cibernético, com perdas a rondar os 5.2 milhões de dólares.

14 de Janeiro – A Bitcoin regista o valor mais baixo do ano: $173.06

19 de Maio – Ross Ulbricht, o criador do Silk Road, é declarado culpado e condenado a passar o resto da vida aprisionado.

3 de Junho – O departamento de serviços financeiros de Nova-Iorque cria uma série de normas para regular negócios que operam em criptomoedas.

30 de Julho – Ethereum é colocada em circulação. Por esta altura existem 25 criptomoedas, além da original.

8 de Outubro – Os gémeos Winklevoss, mais conhecidos pelas suas batalhas legais com Mark Zuckerberg, criam a corretora de criptomoedas Gemini.

22 de Outubro – A União Europeia decreta que as mais valias criadas por meio de transações de Bitcoin não estão sujeitas a IRS, um passo importante para a estabelecer como meio de pagamento.

12 de Dezembro – A Bitcoin regista o valor mais alto do ano: $468.18

A história da Bitcoin: 2016

A história da Bitcoin no ano de 2016
A cotação da Bitcoin no ano de 2016. Fonte: Coindesk.com

15 de Janeiro – A Bitcoin regista o valor mais baixo do ano: $357.77

27 de Abril – A plataforma Steam começa a aceitar Bitcoin como meio de pagamento.

9 de Julho – Pela segunda vez na história da Bitcoin, e pela natureza do código utilizado para a criar, a recompensa por minar diminui para metade, passando cada bloco a libertar 12.5 moedas.

2 de Agosto – O Bitfinex, corretora de criptomoedas com mais volume de transações da altura, anuncia que 119,756 Bitcoins dos seus clientes foram perdidas numa falha de segurança, com perdas a rondar os 72 milhões de dólares.

29 de Dezembro – A Bitcoin regista o valor mais alto do ano: $980.58

A história da Bitcoin: 2017

A história da Bitcoin no ano de 2017
A cotação da Bitcoin no ano de 2017. Fonte: Coindesk.com

11 de Janeiro – A Bitcoin regista o valor mais baixo do ano: $775.98

10 de Março – Os gémeos Winklevoss, mais conhecidos pelas suas batalhas legais com Mark Zuckurberg, vêm o SEC negar a sua aplicação para criar um produto financeiro indexado ao valor da Bitcoin.

1 de Abril – O Japão reconhece a Bitcoin como um meio de pagamento perfeitamente legal.

1 de Agosto – Depois de anos a debater a estratégia para escalar a utilização da Bitcoin, a comunidade divide-se em dois grupos quando o código se divide em dois, dando origem à Bitcoin Cash.

15 de Setembro – As autoridades Chinesas avançam para encerrar todas as corretoras de criptomoedas a operar em Beijing.

25 de Outubro – A moeda original subdivide-se em duas, com a criação da Bitcoin Gold, numa tentativa de descentralizar os processos de mineração.

8 de Novembro – O upgrade SegWit2X, que resultaria na divisão da Bitcoin em duas moedas diferentes, é cancelado devido a divisões de opinião dentro da comunidade de utilizadores e programadores.

11 de Dezembro – A corretora Cboe Global Markets Inc. introduz no mercado os futuros de Bitcoin, a primeira aplicação financeira derivada de um produto do universo das criptomoedas.

17 de Dezembro – A Bitcoin regista o valor mais alto do ano: $19,694.68

19 de Dezembro – Na Coreia do Sul, a corretora de criptomoedas Youbit declara falência depois de perder cerca de 16 milhões de dólares no segundo ataque cibernético do ano.

28 de Dezembro – O governo da Coreia do Sul ameaça fechar todas as corretoras de criptomoedas a operar no país, em função de um clima de elevada especulação.

A história da Bitcoin: 2018

A história da Bitcoin no ano de 2018
A cotação da Bitcoin no ano de 2018. Fonte: Coindesk.com

20 de Fevereiro – A primeira criptomoeda nacional, o Petro, é colocada em circulação pelo governo da Venezuela.

Outros artigos que talvez sejam do teu interesse:

Deixe um comentário